Na última terça-feira, 8 de agosto, comemoramos o Dia Internacional de Combate ao Colesterol. O colesterol é um álcool encontrado, em geral, junto com alimentos gordurosos. Quando em excesso no nosso organismo, pode ser extremamente prejudicial e uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas, infarto e acidente vascular cerebral.

Quando o colesterol está alto, ou seja, em excesso na corrente sanguínea, ele se deposita nas paredes das artérias, o que prejudica a passagem do sangue para os órgãos e tecidos. É ainda mais perigoso quando esse depósito acontece nas artérias coronárias, pois pode ocorrer a angina, famosa dor no peito, e o infarto do miocárdio. Caso ocorra nas artérias cerebrais, pode levar ao acidente vascular cerebral, comumente conhecido como derrame.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo, somando mais de 17 milhões de óbitos por ano. Uma parte importante da quantidade de colesterol existente no nosso organismo vem da nossa alimentação e, por isso, nossa dieta merece atenção especial.

Um estudo recente da American Heart Association mostrou que o consumo de gordura saturada em excesso pode sim aumentar as chances de doenças cardiovasculares. O mesmo estudo traz evidências de que a substituição de gordura saturada por polisaturada, especialmente a ômega 3, pode reduzir esse risco em até 30%.

São as atitudes e hábitos do dia-a-dia que levam o colesterol a ficar alto. Além da alimentação, fatores como o tabagismo e a falta de atividade física também podem aumentar os riscos. As questões genéticas e hormonais, como a puberdade e menopausa, diabetes, e o histórico familiar também podem influenciar a taxa de colesterol.

Por isso, é importante manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Proteja a sua saúde, vamos lutar contra os altos índices de colesterol!

Fonte: Medical Site