
Em virtude do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08), que aconteceu nessa semana, cabe enfatizar que o cigarro é uma das drogas que mais viciam e ainda eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca em até 30%. Ele pode provocar doenças cardiovasculares, como o infarto e a angina.
Dentre as tantas substâncias presentes no cigarro, algumas delas facilitam o processo de fixação das placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que resulta na dificuldade da passagem do sangue ou interrupção da circulação, que ao ocorrer em artérias do coração, provoca o infarto.
Indepedente da quantidade, o cigarro só traz malefícos. Então, mesmo que seja consumida apenas uma unidade por dia, ainda assim é ruim. Para ajudar no processo de parar de fumar, foram criadas opções a fim de mascarar o seu “não-uso”, como medicamentos, adesivos de nicotina e outros métodos, tudo isso atrelado à dedicação e força de vontade.
Para os fumantes que possuem pressão alta, sofrem de forte estresse, obesidade ou qualquer doença de coração, o alerta é redobrado, visto que o cigarro é um gatilho para o infarto. Então, você que é fumante ou ex-fumante, não deixe de procurar um especialista e fazer um check-up, tal atitude é essencial para saber se tudo está bem com a sua saúde.
Fonte: Medical Site