Varizes são veias dilatadas que geralmente surgem nas pernas e são incapazes de retornar o sangue para o coração por incapacidade de suas válvulas ou paredes, que acabam dilatadas. Elas podem causar dor, coceira, inchaço, úlcera e coágulos, que caso se desprendam, podem acabar parando no pulmão.
Nas mulheres, principalmente, as varizes acabam piorando no perídio menstrual ou durante a gravidez. Dentre os sinais mais preocupantes estão a aparição de sangramentos, formação de hematomas, que podem indicar rompimento das varizes, edema persistente nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele.
Para o tratamento das varizes, temos a aplicação de medicamento que irá causar a necrose das veias para que elas não conduzam mais sangue ou, então, pode-se optar pelo procedimento cirúrgico, onde são realizadas incisões e as veias serão retiradas.
É possível prevenir a aparição das varizes: evite ficar em pé numa mesma posição por muito tempo, caminhe, descanse a perna levando-as até a altura do coração (seja no sofá ou numa rede) e opte pelas meias de compressão. E, claro, na aparição de qualquer sintoma, procure um especialista.
Fonte: Medical Site