O cateterismo cardíaco é indicado para diagnóstico de algumas condições, como por exemplo, a avaliação de dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária. É possível, também, mostrar se a placa de gordura, colesterol ou cálcio está bloqueando artérias cardíacas.
A técnica é indicada para mostrar obstruções das artérias que irrigam a musculatura do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, assim como identificar defeitos congênitos.
Com o auxílio da anestesia local, um cateter é inserido em um vaso sanguíneo na região da virilha, punho ou antebraço e é guiado até o coração. São feitas injeções de contraste iodado pelo próprio cateter durante o procedimento, o que promove melhor visualização das artérias coronárias, câmaras e válvulas cardíacas.
O exame tem duração de 30 a 60 minutos e pode provocar alguns efeitos colaterais devido ao contraste, como arritmia cardíaca, insuficiência renal e sangramento no local de inserção do cateter. No entanto, em geral, após o procedimento quase não há dor e o resultado costuma sair no mesmo dia.
Fonte: Medical Site