Como vai a sua saúde vascular? O número de mortes por doenças vasculares é grande: por ano, no mundo, são diagnosticados cerca de 16 milhões, desses, 6 milhões não resistem e vão a óbito. No Brasil, são aproximadamente 345 mil mortes por doenças cardiovasculares no ano. Entretanto, um check-up vascular pode reverter esse status.
O risco de um acidente vascular cerebral (AVC) aumenta com a idade, principalmente após os 55 anos. Mas isso não anula a possibilidade de seu surgimento na juventude, pois, de acordo com alterações genéticas, histórico familiar ou hábitos cotidianos, isso pode acontecer.
Então, como as doenças vasculares não costumam apresentar sintomas predefinidos, no check-up vascular são realizados diversos exames com o objetivo de um diagnóstico precoce de futuras complicações.
Como funciona o check-up vascular?
No check-up vascular tanto as artérias quanto as veias são avaliadas. Os exames de imagem permitem análise dos vasos e fluxo sanguíneo. As artérias são avaliadas com o eco-doppler colorido e angiotomografia arterial. Já as veias por meio de pletismografia, ultrassom de ondas contínuas e mapeamento dúplex. Se necessário, podem ser realizados exames mais invasivos.
O que busca esse estudo vascular?
Com estes exames é possível identificar a presença de trombos, os quais podem obstruir vasos, aneurismas (dilatações dos vasos) e o estreitamentos do mesmo. Avalia-se também a velocidade do sangue e capacidade dos vasos em recebê-lo, a fim de detectar condições onde se possa haver hemorragias graves ou que haja a interrupção do fluxo sanguíneo normal, logo a oxigenação das células do corpo, podendo levar à morte dessas células, ocasionando diversas doenças.
Por isso, o acompanhamento de um especialista é essencial para o diagnóstico, prevenção ou, se for o caso, tratamento.
Faça o check-up vascular, a sua saúde deve ficar em primeiro lugar!
Fonte: Medical Site