A doença arterial obstrutiva, mais conhecida por obstrução arterial, acontece quando placas de gordura se formam dentro das artérias que levam sangue para as pernas. Com isso ocorre, o estreitamento ou obstrução completa de tais veias, impedindo que o sangue circule normalmente.
A obstrução arterial mais comum é a da carótida, que geralmente acomete pessoas com idade superior a 50 anos, obesos crônicos, hipertensos, tabagistas, diabéticos e indivíduos com colesterol alto.
Dentre os principais sintomas da obstrução arterial estão dores nas coxas e panturrilhas ao caminhar e as vezes mesmo em repouso, feridas nos pés que não cicatrizam, pés frios com coloração arroxeada e até a dificuldade de ereção nos homens. Estes sinais variam de pessoa para pessoa, de acordo com o agravamento da obstrução arterial, quais são as artérias afetadas e se o indivíduo pratica alguma atividade física e qual.
Por isso é importante ficar atento aos sinais do seu corpo. Caso note algo diferente, como os sintomas relacionados acima, procure um cirurgião vascular a fim de um diagnóstico exato e a indicação do melhor tratamento ao seu caso, que pode ser a angioplastia, uso de stent ou mesmo a cirurgia.
Fonte: Medical Site