Em uma das festas mais esperadas do ano, as pessoas costumam sentir que podem extravasar no álcool e na alimentação, mas cuidado: o coração precisa estar inteiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), há um crescimento no número de ataques cardíacos e de derrames no período do Carnaval, por isso é bom ficar atento aos excessos – e não vale apenas para quem já é predisposto, como também para quem não tem nenhum aparente problema cardíaco.
Foliões hipertensos e diabéticos devem consultar um cardiologista e realizar exames clínicos e de sangue, eletrocardiograma e teste ergométrico para se prevenir. Acompanhe algumas dicas para curtir o carnaval sem punir seu coração:
- Exercícios Físicos
Para quem vai desfilar em escola de samba ou seguir blocos, é recomendado fazer exercícios físicos voltados para melhorar o condicionamento, no mínimo 15 dias antes do carnaval.
- Hidrate-se
Outra dica é aumentar o consumo de água mineral ou de coco à medida que se consome bebida alcóolica, para enfrentar o desgaste.
- Alimente-se bem
Claro que fugir um pouco da dieta faz parte, mas inclua frutas, verduras e legumes no seu cardápio para não ficar só nos pratos gordurosos. Alto consumo de gordura está entre as causas de infarto.
Por outro lado, não cabe fazer dietas milagrosas, especialmente porque haverá muito esforço físico combinado com altas temperaturas. O indicado é emagrecer gradualmete e não especialmente para o carnaval.
- Controle a pressão
Hipertensos devem reduzir a quantidade de sal na alimentação e consumir frutas ricas em potássio como banana, laranja, melão, caju e frutas secas.
O carnaval é uma ótima data para se divertir, mas não descuide da saúde: siga de olho no cansaço exagerado, na probabilidade de falta de ar, dor no peito, tonturas e palpitações. No mais, é só cair na folia!
Fonte: Medical Site