Muitas pessoas já se depararam com aquelas veias tortuosas vermelhas ou até azuladas que aparecem principalmente nas pernas. São o que chamamos de varizes. Além da insatisfação estética, já que prejudica a aparência, elas podem gerar dores e inflamações. Por isso, a importância de tomar cuidados para evitar o seu aparecimento.
As varizes surgem quando as válvulas que existem dentro das veias ficam frouxas e, como não fecham totalmente, a pressão do sangue corre para outras veias formando aqueles caminhos curvos. A causa mais aceita para as válvulas ficarem frouxas é a existência de um fator familiar e hereditário que enfraquece as paredes dos vasos.
O estilo de vida também pode ser um responsável pelas varizes. Alguns tipos de trabalho podem estimular o aparecimento delas. Além disso, o excesso de peso é outra razão para que elas surjam. Com isso em mente, algumas atitudes podem ser tomadas.
Evitar ficar muito tempo na mesma posição é importante. Permanecer sentado ou em pé por muitas horas aumenta a dificuldade de bombear sangue dos membros ao coração. A recomendação é que a cada hora numa mesma posição, o indivíduo caminhe por dois minutos.
Por falar em caminhar, vestir sapatos desconfortáveis é outra forma de prejudicar o fluxo sanguíneo elevando o risco de varizes. Já ao vestir meias de compressão você está diminuindo esse risco, pois elas reduzem a pressão da gravidade sobre os vasos sanguíneos da perna.
Se caminhar por dois minutos já faz bem, imagine se você manter uma rotina de exercícios. Praticar atividades físicas fortalece a musculatura dos membros inferiores contribuindo para a irrigação das pernas e facilitando o caminho do sangue de volta ao coração.
Além disso, os exercícios contribuem para o seu controle de peso. A gordura acumulada, especialmente no abdome, dificulta o fluxo do sangue. Quando o sangue não consegue passar por uma etapa no seu caminho de volta ao coração, ele vai acumulando nas pernas.
Há ainda dois grupos de risco que devem ter outros cuidados: os fumantes e as mulheres. O cigarro possui substâncias, como a nicotina, que aumentam a viscosidade sanguínea. Com isso, torna-se mais complicado o bombeamento do sangue.
Já as mulheres têm maior chance de apresentar varizes por conta dos hormônios estrogênio e progesterona que deixam as paredes dos vasos mais flácidas e frágeis. A probabilidade cresce ainda mais porque os anticoncepcionais também contêm tais hormônios. É interessante que aquelas que fazem uso desse método contraceptivo, intensifiquem os meios de prevenção contra varizes.
Todas essas dicas são importantes para evitar que as varizes apareçam. Porém, quem já possui deve procurar um médico. Apesar de muitas vezes as pessoas estarem incomodadas com o lado estético, o tratamento contra esse problema deve ser realizado por um especialista em angiologia e/ou cirurgia vascular.
Fonte: Medical Site