Você sabia que proteger o seu sistema vascular de problemas nos vasos sanguíneos e linfáticos pode auxiliar na prevenção de várias doenças, até mesmo o AVC?

O sistema vascular é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Ele é composto por artérias, vasos linfáticos e veias que realizam toda a circulação de sangue, oxigênio e nutrientes ao restante do corpo. Assim como é o cirurgião vascular: o profissional da medicina que se encarrega do estudo e do tratamento de patologias deste sistema, e que também tem um importante papel.

E quais são as atribuições de um cirurgião vascular? Como explicado anteriormente, é o especialista responsável por atuar no diagnóstico e no cuidado de enfermidades relacionadas aos sistemas arterial, venoso e linfático. Mas existe um outro detalhe sobre ele, que, inclusive, o distingue do médico angiologista. É que, para tratar estes tipos de enfermidades, ele recorre a cirurgias convencionais (abertas) nas artérias e nos vasos sanguíneos e linfáticos. Já, na angiologia, as formas de tratamento utilizadas são todas clínicas, como atividades físicas, administração de remédios, rotina de dietas e uso de meias compressivas.

Com o avanço da tecnologia e, principalmente, da abordagem do sistema vascular, novas técnicas de tratamento também começaram a surgir e que são chamadas de endovasculares.

As novas técnicas da cirurgia endovascular, além de serem realizadas sem incisões ou com incisões muito pequenas, oferecem uma perspectiva diferente aos pacientes, por apresentarem uma recuperação mais rápida, com menos tempo de UTI e outras conveniências. Elas são executadas através de cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas, e têm, como sua principal finalidade, minimizar a agressividade cirúrgica e evitar grandes lesões e cicatrizes. E, ainda, são uma alternativa a pacientes com alto risco para cirurgia convencional.

Então, por que não aderir à cirurgia endovascular em todas ocorrências de doenças do sistema circulatório? Porque, em alguns casos, a cirurgia tradicional ainda demonstra resultados mais eficazes. E, por essa razão, é que sempre se faz necessário o acompanhamento de um profissional capacitado e apto para indicar o melhor tratamento a ser seguido.

Fonte: Medical Site