Quando envelhecemos, todo o nosso organismo envelhece conosco – não é diferente com os vasos sanguíneos. Quando acontece, é aí que surgem as enfermidades com estatísticas fatais: Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, 18% da população adulta têm varizes. E no mundo, complicações no sistema circulatório são responsáveis por uma média de 20% das mortes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mais que bons genes e hábitos saudáveis, os cuidados com a saúde estão diretamente relacionados à longevidade. Por isso é tão importante realizar um check-up vascular após os 50 anos ou mesmo antes disso, de forma regular e anual.
O fato é que, com o tempo, as artérias acumulam placas de cálcio ou de ateroma (placas de lipídio e tecido fibroso), desencadeando entupimento (tromboflebites), dilatação (aneurisma), inflamação (celulites e erisipelas) e até rompimento (varicorragias). Então reforçando: ter uma boa circulação sanguínea vai depender de como tratamos nosso corpo.
Além de cuidados como uma alimentação balanceada e nutritiva, ingestão de muito líquido e prática de atividades esportivas com a orientação de um nutrólogo e professor de educação física, qualquer tratamento e terapia de prevenção para doenças vasculares deve ser feito por um profissional qualificado para evitar complicações graves. E isso independe da idade. Mais que viver muito é preciso viver bem.
Fonte: Medical Site