Nosso coração trabalha para bombear mais de 5 litros de sangue no corpo desde que nascemos, mas pode surgir alguma dificuldade nessa tarefa. A má circulação é a dificuldade do fluxo sanguíneo nas veias ou artérias – são elas as responsáveis por nutrir todos os órgãos e tecidos do corpo humano.

Quando o sangue não chega, o local que deixa de ser irrigado passa a sofrer um processo de isquemia, as células entram em sofrimento e, se esse processo não for revertido, pode levar à morte dos tecidos. Os principais sintomas do problema aparecem como pés inchados, dor e varizes nas pernas, mãos frias, inchaço na perna e nos pés, pele seca e escamosa e sensação de formigamento.

Os grupos de risco estão em indivíduos com excesso de peso ou em mulheres que tomam anticoncepcional. Pode se manifestar como um problema hereditário, mas as causas são variadas: envelhecimento natural do corpo, pressão alta, estresse. Além dos comportamentos de risco, como o uso do cigarro e do álcool, alimentação irregular, sedentarismo, passar muito tempo em pé etc.

Para ajudar a reduzir os sintomas, os pacientes podem elevar as pernas com almofadas ou dormir com as pernas mais altas que o corpo. Praticar atividade física regularmente, usar meias de compressão elásticas, reduzir o sal na alimentação e manter o peso são outras providências para amenizar o desconforto físico.

Também é necessário estar sempre atento aos níveis de colesterol no sangue, pois colesterol alto prejudica a circulação. No caso da mulher, também é importante acompanhamento ginecológico, especialmente se precisa continuar usando contraceptivos.

Fonte: Medical Site