
O sistema de coagulação do corpo humano é altamente eficaz. Tanto que, quando nos cortamos, mesmo que o sangue escorra um pouco, ele para pouco tempo depois. Isso acontece porque as plaquetas se deslocam para o local do ferimento, formando um coágulo, de modo a bloquear o sangramento. Mas o bloqueio só dura o tempo do vaso sanguíneo ser reconstruído e a circulação voltar ao normal.
Porém, algumas pessoas apresentam falhas na circulação, de modo que formam coágulos mesmo sem nenhum indício de sangramento. Esse fenômeno acontece, normalmente, nos membros inferiores. Como estes coágulos são sólidos e amolecidos, qualquer fragmento dessa estrutura pode se desprender e seguir o trajeto da circulação venosa – cujo destino são os pulmões (que oxigenam o sangue). A depender do tamanho deste coágulo, pode causar entupimento nos pulmões, levando à complicações como embolia pulmonar e até a uma morte súbita.
A trombose pode tanto não apresentar sintomas quanto revelar-se como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele. Entre as causas mais comuns estão: sedentarismo, imobilidade, terapia de reposição hormonal, anticoncepcionais, varizes, tabagismo, alcoolismo, além de predisposição genética.
Alguns medicamentos diminuem a viscosidade do sangue, desmancham os coágulos e ajudam a reduzir os riscos, as reincidências e as sequelas. Mas só devem ser consumidos mediante prescrição médica. Massageadores pneumáticos intermitentes também podem ser uma boa alternativa nesses casos.
Não se automedique. Procure seu médico imediatamente caso apresente alguma suspeita e/ou sintoma.
Fonte: Medical Site