
No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. A data surge em homenagem à São Lucas, também médico e um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, – que se tornou o Santo Padroeiro da Medicina.
Responsáveis por cuidar da saúde humana, os médicos podem se classificar em generalistas (quando não possuem nenhuma especialidade) ou especialistas (quando são peritos em alguma área). São encarregados de prevenir, diagnosticar e tratar enfermidades para alcançar a cura e/ou melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, ser médico é uma das profissões que mais exigem comprometimento, responsabilidade e ética do profissional.
No caso dos médicos-cirurgiões, a responsabilidade é ainda maior, já que que lidam com procedimentos mais invasivos que outros médicos. Os cirurgiões vasculares, por exemplo, são especialistas altamente treinados para tratar doenças do sistema vascular. Os vasos sanguíneos são artérias que transportam sangue rico em oxigênio e veias, levando sangue de volta ao coração. Sem o contínuo fluxo de sangue, o corpo não funciona. Mas muitos problemas vasculares também podem ser tratados com outros procedimentos.
Independente da especialidade, o profissional deve estar em constante evolução. É fundamental estar atento à novas descobertas científicas e novas enfermidades que geralmente são uma consequência de hábitos de vida ou reflexo da sociedade contemporânea. Investir em conhecimento técnico e emocional deve ser prioridade para o bom médico, uma vez que ele estabelece relação de atenção, cuidado e confiança com seus pacientes. Tão importante quanto o tratamento é esta relação, especialmente nos momentos de dor, que podem definir o sucesso da cura.
Diante de tantos desafios, esses profissionais merecem ser homenageados e lembrados. Feliz Dia do Médico para todos nós!
Fonte: Medical Site