
Após a forte campanha do outubro rosa, destinada às mulheres, o mês de novembro dá holofote à saúde masculina. O novembro azul, campanha que vem ganhando, ano após ano, mais visibilidade, procura conscientizar o público masculino sobre os cuidados na prevenção do câncer de próstata.
Como o cuidado com a saúde não deve ser sexista, a campanha do novembro azul traz isso à tona, principalmente no que se refere ao tabu acerca do exame do toque retal, que é de suma importância já que pode prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata.
O câncer de próstata no Brasil é considerado o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Se totalizarmos homens e mulheres e a incidência da doença em ambos, este é o quarto tipo mais comum.
Os sintomas da doença, que aparecem já em fase avançada, são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas e insuficiência renal.
A partir dos 50 anos de idade, uma visita anual ao urologista é recomendada e, para os que possuem casos de câncer na família, a idade cai para 45 anos. Mas outras medidas de prevenção não devem ser esquecidas. Um check-up anual pode ajudar a identificar, prevenir ou detectar outras doenças em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.
Ajude a compartilhar esta ideia e vamos juntos lutar contra o câncer de próstata!
Fonte: Medical Site