O aneurisma é caracterizado pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo, seja devido ao enfraquecimento das paredes do vaso, algum trauma ou por doença vascular. Os principais tipos de aneurismas são: da aorta abdominal, da aorta torácica e o aneurisma cerebral.

Em geral, o aneurisma só é identificado nos exames de rotina, entretanto, seus sinais dependem do local em que se encontram. Por exemplo, se ele é encontrado na superfície do corpo, os sintomas podem ser inchaço, dor, pulsações sentidas no ritmo das batidas do coração. Já quando encontram-se no interior do corpo, como nos casos dos aneurismas cerebrais, os sinais não são percebidos e é somente descoberto quando se rompe.

Em seu rompimento, os sintomas tornam-se bastante perceptiveis: são dores, aumento da frequência cardíaca, pressão arterial baixa, vertigens. O maior risco da ruptura é o perigo de morte.

O aneurisma geralmente afeta pessoas hipertensas, fumantes, pessoas com angina, obstrução de artérias das pernas ou com histórico familiar da doença. Porém, todos devem realizar os exames de rotina a fim de identificar possíveis complicações em seu corpo.

Fonte: Medical Site