As doenças venosas mais frequentes e com maior incidência são as varizes e as tromboses venosas. As varizes são veias em membros inferiores que se apresentam dilatadas e tortuosas, podendo levar a sintomas como dor, peso nas pernas e cansaço. A trombose venosa é a formação de coágulos dentro das veias, que podem se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.
Varizes
Varizes são veias dilatadas que geralmente se encontram na parte superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que exista forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que, com a idade e fatores de risco, predispõem ao aparecimento das varizes.
As varizes também podem ser sinal de um problema mais grave e que, por vezes, precisam de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:
- Coágulos de sangue ou bloqueio nas veias;
- Veias profundas danificadas;
- Vasos sanguíneos anormais;
- Tumores.
Assista a um vídeo do Dr. Marcus Bittencourt sobre varizes:
Trombose Venosa Profunda - TVP
A Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida popularmente como trombose, consiste na formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.
Ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. Quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia, as consequências podem ser graves. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.