Também conhecida por trombose venosa superficial, a tromboflebite supeficial é caracterizada pela formação de um coágulo dentro de uma veia mais próxima da pele e, como esta geralmente é fina, o coágulo acaba se fixando no local, o que provoca uma reação inflamatória, ocasionando dores, inchaço, vermelhidão e o endurecimento da veia.
A tromboflebite superficial pode ocorrer nas veias superficias dos membros inferiores ou superiores, assim como nas veias sadias ou as acometidas por varizes. Ela pode estar associada à trombose venosa profunda e à embolia pulmonar. Sendo assim, é importante investigar qualquer sinal, pois as doenças citadas podem ocasionar riscos à saúde.
O paciente que for diagnosticado com tromboflebite superficial será submetido a um tratamento que vai variar de acordo com a localização da veia afetada:
– tromboflebite superficial localizada na safena, próxima à coxa ou em veias profundas: o tratamento é feito com o uso de medicamentos anticoagulantes, que impedem que o coágulo cresça e migre para o pulmão. Nos casos avançados da doença, pode ser recomendada a cirurgia para interromper a veia safena e impedir que o coágulo migre às veias mais profundas.
– tromboflebite superficial localizada em uma veia pequena, longe da safena na coxa ou de veias profundas: neste caso o tratamento é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para o controle das manifestações da patologia, além de creme massageador e calor local para o alívio dos sintomas e absorção dos coáculos.
É importante ter atenção a todos os sinais que seu corpo apresenta. Busque sempre um especialista experiente.
Fonte: Medical Site