Quando intensificamos nossa rotina de exercício físico é normal sentir dores no dia seguinte. Essas dores estão associadas a microfaturas nas fibras musculares, porém logo são reparadas e renovadas, dando fim ao incômodo. Desconfie, no entanto, se o quadro persistir. Pois dores nas pernas podem sim, ser um sinal de alarme. São várias as patologias que atingem os membros inferiores, mas geralmente interpretadas como mero cansaço. Que enfermidades são essas?
Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores surgem após algum esforço e logo cessam depois de um período de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente, que consiste na oxigenação deficiente dos músculos. Para tratá-la é necessário remédios específicos e fisioterapia, somente em casos mais graves o paciente se submete a uma cirurgia. Sem tratamento a DAP pode evoluir para dores que surgem até mesmo em repouso ou, em situações mais drásticas, para gangrena (decomposição).
Varizes: antes mesmo de serem visíveis, as varizes podem acompanhar sensação de cansaço, peso e dores nas pernas, especialmente no fim do dia. Nos homens a atenção deve ser redobrada, já que o excesso de pelos na região pode mascarar o problema. Para tratá-las temos algumas opções que variam de acordo com cada caso, como a escleroterapia (destruição das varizes por meio de injeção), o laser (ou radiofrequência) e o stripping (remoção) da veia safena. Sem tratamento as varizes podem desenvolver complicações como tromboflebite (inflamação da membrana interna da veia com formação de coágulo), edema (inchaço) e úlcera (lesão aberta).
Trombose Venosa Profunda: a formação de coágulos sanguíneos pode ser outra explicação para dores nas pernas. Se parte deste coágulo se desprender e chegar aos pulmões pode causar embolia pulmonar e ser potencialmente fatal. Os tratamentos envolvem a administração de anticoagulantes ou o paciente se submeter a uma trombólise, que consiste na dissolução dos trombos (coágulos) por meio de remédios específicos.
Essas são algumas das causas vasculares mais comuns para dores nas pernas, mas existem outras. Por isso é sempre bom fazer um check-up na região e consultar mais de um médico para obter uma avaliação ampla, com diagnóstico preciso e orientação terapêutica.
Fonte: Medical Site