
O sistema vascular é formado pelo coração; vasos sanguíneos, como artérias e veias; linfa e vasos linfáticos, que são as vias de t
ransporte da linfa. Sua principal função é distribuir substâncias essenciais para as células e coletar tudo que vai ser eliminado por órgãos excretores. Isso quer dizer que um colapso do sistema circulatório pode desencadear problemas em outros órgãos. Conheça as enfermidades que podem atingir essas vias tão importantes e como evitá-las.
Cuidar do sistema vascular aumenta a expectativa de vida. Um fato que pode confirmar isso está nos dados das causas de mortes no Brasil. Liderando as estatísticas estão as doenças cerebrovasculares e o infarto do miocárdio.
Entre as doenças cerebrovasculares está o AVC, popularmente conhecido como derrame. Ele pode ocorrer por conta do rompimento ou entupimento de um vaso sanguíneo. Mesmo quando não leva ao óbito, o AVC pode deixar sequelas graves como dificuldade de andar ou falar, que podem ser temporárias ou não.
Já o infarto acontece quando parte do coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente, provocando a morte do músculo chamado miocárdio. Isso ocorre quando uma das artérias coronárias, ou suas ramificações, sofrem uma obstrução, que muitas vezes está relacionada com acúmulo de gordura.
A gordura também é razão para outras patologias nos vasos sanguíneos. A Doença Arterial Periférica é uma delas. Essa condição ocorre quando as artérias que transportam o sangue para os membros inferiores ficam estreitas e endurecem. As consequências são dores e o desconforto na região dos quadris, nádegas, coxas, joelhos, canelas e pés, que acontecem no movimento e param quando se descansa. Cãibras, peso ou fraqueza nos membros também podem ser indícios.
Outro quadro que se caracteriza pelo estreitamento das artérias é o de Hipertensão Arterial. Com as vias mais estreitas e apertadas, a pressão sanguínea aumenta. Pode prejudicar o funcionamento do ventrículo esquerdo e levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos.
Essas são algumas das disfunções, mas também podemos listar outras como: Aneurisma, atinge artérias, coração, cérebro e veias e é a dilatação de uma estrutura do sistema circulatório; Arritmia, quando o coração bate num ritmo anormal; Angina, obstrução de vasos do coração e Taquicardia, que é quando o coração bate acelerado, entre outras.
O risco de sofrer qualquer uma dessas mazelas pode ser reduzido com algumas providências. A maioria delas envolve um estilo de vida mais saudável. Primeiro ponto, uma dieta rica em fibras, verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras e com quantidade menor de gorduras saturadas, sal e açúcares. Segundo, realizar exercícios físicos com frequência. Outras condições importantes são não fumar e controlar fatores de riscos como outras doenças, entre elas diabetes e colesterol alto.
Visitar um especialista com regularidade também é fundamental. No check-up vascular geralmente é pedido exames como de sangue e imagem que ajudam a identificar possíveis complicações e direcionam os tratamentos que devem ser feitos.
Claro que as mudanças demandam esforço e dedicação, mas o retorno em forma de mais tempo de vida saudável compensa.
Fonte: Medical Site