A resposta a essa pergunta está, especialmente, na estrutura que forma a parede desses vasos sanguíneos: artérias são mais elásticas que veias e capilares são mais finos. Junto com o coração, os vasos sanguíneos formam o chamado Sistema Circular.
A função dos vasos é basicamente transportar o sangue para todas as partes do corpo, garantindo a nutrição e a oxigenação das células. Ainda assim, cada um possui características que fazem diferença na hora de cumprir suas peculiaridades, veja:
Artérias
As artérias são as responsáveis por levar sangue do coração para todos os tecidos. No caminho, elas vão se ramificando para atingir o objetivo. Como se trata de um vaso ligado ao coração, o sangue está sob uma pressão tão forte, que poderia danificar a artéria, não fosse pelas paredes elásticas. Chamamos este sangue de sangue arterial.
Veias
As veias são responsáveis por transportar sangue dos tecidos para o coração. Diferente do que acontece nas artérias, a pressão nas veias é menor para que o sangue consiga vencer a força da gravidade e retornar ao coração. Chamamos este sangue de sangue venoso.
Capilares
Os capilares têm uma função menos de transporte e mais de câmbio. Eles fazem trocas entre o sangue e os tecidos, garantindo que as células sejam abastecidas de nutrientes e oxigênio. Por isso sua estrutura é mais delicada, tanto que seu diâmetro gira em torno de 8 mm.
Fonte: Medical Site