Inspirado na descoberta do médico francês Maurice Raynaud, o Fenômeno ou a Síndrome de Raynaud é uma condição onde os vasos sanguíneos mudam de cor nos membros superiores e inferiores. Mãos e pés podem adquirir uma coloração branca ou azulada, especialmente quando expostos a temperaturas muito frias ou em situações de estresse, mas voltando à coloração normal quando reaquecidos.
A síndrome pode ser classificada de duas formas:
– Primária: não está associada a outra doença/causa que explique a condição.
– Secundária: está associada a outro problema de saúde que pode causar o espasmo dos vasos sanguíneos. Exemplos: esclerodermia, lúpus sistêmico eritematoso, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes ou reumatológicas, bem como alguns medicamentos também podem justificar o Fenômeno.
Acontece que, em contato com temperaturas baixas, os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés sofrem uma contração/espasmo, ou seja, eles se estreitam com o intuito de conservar a temperatura do corpo, mas acabam diminuindo dramaticamente o fluxo sanguíneo.
Fatores de risco
Muito comum em mulheres jovens, normalmente antes dos 30 anos. E elas são pelo menos 5 vezes mais afetadas que os homens.
Sintomas
Além da mudança na coloração dos dedos, os principais sintomas incluem dor, desconforto, diminuição da sensibilidade, formigamento. Mas a gravidade do quadro só ocorre em pacientes com Fenômeno de Raynaud secundário, podendo levar, inclusive, ao desenvolvimento de doenças de pele.
Tratamento
Evitar se expor a temperaturas muito baixas é a principal recomendação, o corpo deve sempre se manter aquecido. Se o paciente sofre da síndrome secundária, então o tratamento deve ser direcionado à causa. Caso os sintomas aparecerem por efeito colateral de uma medicação, por exemplo, deve-se suspender a medicação. No mais, é possível ter uma vida normal apenas evitando cigarros, reduzindo o stress, a cafeína e se mantendo aquecido.
Fonte: Medical Site