A caminhada é uma atividade esportiva suave, gratuita e que solicita vários músculos, incluindo o coração. Quando associada a uma dieta, ainda ajuda a perder peso, especialmente as gorduras da região abdominal. Praticar regularmente uma caminhada esportiva, ativa ou rápida faz bem à saúde e é um excelente custo-benefício, veja:

– Reduz a pressão arterial e combate o estresse;

– Previne a diabetes tipo II (inclusive aliviando tratamentos medicamentosos e retarda complicações);

– Reduz o mau colesterol e aumenta o bom;

– Previne doenças cardíacas.

Mas lembre-se, há uma maneira correta de caminhar, onde o coração é quem dita as regras: se ele estiver batendo muito depressa (frequência cardíaca elevada), você ficará ofegante e rapidamente cansado. Então é melhor dosar o esforço. Quando se trata de caminhada esportiva, a evolução é gradual. À medida que você vai praticando, o coração vai ficando mais capaz e pegando o ritmo, ou seja, a frequência cardíaca vai aumentar lentamente, você poderá fazer uma velocidade média do exercício e ir se esforçando cada vez mais, só que aos poucos.

Os médicos recomendam que se faça a caminhada pelo menos 3 vezes por semana com sessões mínimas de 20 minutos e a uma frequência cardíaca de 50 a 75 % da frequência total. Já foi comprovado que todos os benefícios da caminhada têm relação direta com o desempenho global do coração e dos vasos sanguíneos. Em pacientes de doenças relacionadas às artérias coronárias, então, essa atividade pode reduzir a mortalidade em cerca de 35%.

Fonte: Medical Site