Varizes consistem no alargamento dos vasos sanguíneos e aparecem principalmente nas pernas. Isso acontece por conta do afrouxamento das válvulas no interior das veias que prejudicam o fluxo do sangue. A prática de atividades físicas pode trazer inúmeros benefícios para o sistema circulatório e isso inclui varizes. Tanto para quem já tem o problema, quanto para quem não tem.

Embora varizes seja menos comum nos homens (pelo menos até os 30 anos), há uma peculiaridade e uma série de cuidados quando se trata de jogadores de futebol – tanto os profissionais quanto os de fim de semana. Explica-se: atletas são frequentemente submetidos a treinos intensos que envolvem corridas, saltos, quedas ou esbarrões, então normal que esses impactos abruptos deixem as pernas mais vulneráveis a transtornos vasculares. Para esse tipo de atividade, faz-se necessário tomar alguns cuidados preventivos.

É imprescindível o uso de um bom par de meiões elásticos, caneleiras e ataduras para proteger bem as pernas, já que os choques e as paradas bruscas que tornam a pressão venosa inconstante são inevitáveis. É fundamental usar roupas adequadas, arejadas e não muito apertadas, além de calçado adequado, confortável e apropriado para essa modalidade esportiva, pois ajuda a evitar lesões nos pés. Também é recomendado alongamento tanto antes de entrar em campo quanto ao sair dele. Na hora do repouso, deve-se manter as pernas elevadas.

Os principais sintomas são sensação de peso e cansaço constante nos membros inferiores. Aliado a uma predisposição genética, as varizes podem aparecer. Por isso jogadores devem ter um plano de consultas vasculares preventivas para praticar o esporte com segurança.

Fonte: Medical Site