Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos e linfáticos, atuando em conjunto com a cirurgia vascular, que vai tratar cirurgicamente essas enfermidades. Geralmente não faz parte do check-up, mas a consulta ao angiologista deve ser feita em qualquer sinal de problemas no sistema circulatório/cardiovascular.

Primeiro é preciso entender que, quando falamos de sistema circulatório, ele se ramifica em dois segmentos:

– Sistema arterial: Responsável por levar o sangue do coração até seu destino final, seja um órgão ou um membro.

– Sistema venoso: Responsável por drenar o sangue da periferia do corpo de volta ao coração.

Quando o sistema venoso completa sua função, o sangue sai do coração, é reoxigenado nos pulmões e volta para o sistema arterial, fechando assim um ciclo.

Então embora pertençam a uma mesma ordem, nota-se que são dois sistemas com características próprias, portanto sujeitos a doenças diferentes e exigindo tratamentos de acordo com suas peculiaridades. As enfermidades arteriais, por exemplo, são bem mais graves, como a hipertensão arterial e o diabetes. Já a doença venosa é mais frequente, especialmente para a população acima dos 50 anos. É mais comum em mulheres e tem um forte caráter hereditário. As incômodas varizes são um exemplo e, caso não devidamente tratadas, podem gerar diversas complicações que vão desde simples microvasos até varizes calibrosas e com relevo, que podem culminar em alterações crônicas da pele e feridas de difícil cicatrização. Pois, assim como na doença arterial, há diferentes graus na doença venosa.

O sistema venoso é muito dependente de atividades físicas para funcionar bem. Um revezamento entre malhação e ginástica aeróbica é um bom agente preventivo. Já o bom funcionamento do sistema circulatório como um todo está relacionado a bons hábitos de saúde, como evitar cigarro e controlar o peso.

Fonte: Medical Site